Até o momento, temos 10.552 vias cadastradas em 1.843 locais de 445 cidades de 24 estados brasileiros, sendo 4.895 vias Tradicional Clássica, 4.830 vias Esportiva, 658 vias Bouldering, 65 vias Big Wall, 8 vias Via de descida, 71 vias Artificial, 9 vias Psicobloc e 16 vias Tradicional Esportiva.
Cadastrada por: André Ilha, em 29-03-2024 às 17:29
Modalidade: Tradicional Clássica
Tipo de via: principal
Face: nordeste
Tipo de escalada predominante: agarras
Extensão: 90 metros
Descrição: Escalada de agarras com proteção móvel, surpreendentemente fácil, que levou ao cume até então virgem de O Obelisco. A proteção é excelente, porém muitas pedras soltas exigem uma movimentação cuidadosa.
A primeira enfiada (50 m) começa no colo com a Crista do Galo, e segue por uma fenda muito larga, repleta de grandes agarras, até um imenso buraco. Atravesse esse buraco para a esquerda e faça uma parada móvel (P1).
Saia dessa parada por um lance levemente descente para a esquerda, e continue por um diedro voltado para a direita até uma parada dupla com grampos de titânio (P2), após apenas 15 m.
A terceira enfiada é uma escalaminhada em diagonal para a direita até nova parada dupla com grampos de titânio (P3).
A partir daí, continue por terreno semelhante até o inicio da espetacular aresta final, que é fácil, porém muito exposta, e deve ser feita - e desfeita - por cada membro da cordada de cada vez. O livro de cume se encontra no início dessa aresta, já que não havia onde deixá-lo no cume real da montanha.
Para descer, desescale até a segunda parada dupla e rapele dela e da parada dupla anterior com duas cordas de 60 m.
Aviso legal: Os comentários publicados neste fórum são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. As opiniões, informações e conteúdos expressos pelos usuários não representam, em nenhuma hipótese, a posição, visão ou concordância do Escaladas.com.br. Cada participante é pessoal e legalmente responsável pelo que escreve e publica.
Comentários